CPFL Renováveis and Holonomics Education

CPFL Renováveis is a company which generates energy from renewable sources, present in the four sources: wind power, SHPPs (small hydroelectric power plants), solar and sugar cane-fired thermoelectric plants. They are leaders in Brazil with 93 assets, totaling more than 2.1 GW of installed capacity, distributed throughout 57 Brazilian municipalities and 8 states.

Credit: CPFL Renováveis

Last year Holonomics Education were invited to create the programme O Tao do Futuro (The Tao of the Future) which was based on our Holonomics approach, including workshops on the dynamics of seeing, complexity, VUCA, human values and change management as well as the introduction of ‘the holonomic circle’, a tool which we explore in detail in our latest book Customer Experiences with Soul: A New Era in Design.

O Toa do Futuro

Credit: Holonomics Education

In addition to a series of dialogue sessions facilitated by Maria and myself, the programme also included participation from two other consultancies, Múltipla and Invok, contributing their expertise on Chinese culture and business practices, and mindfulness.

We were therefore really pleased to see the programme featured in their 2017 Annual Report which also includes reporting on their sustainability activities.

The report can be downloaded from the CPFL Renováveis website (Portuguese only).

O TAO DO FUTURO: CAMINHO DE ALTA PERFORMANCE

Protagonismo, autorresponsabilidade e alta performance são algumas das palavras-chave do programa “O TAO do Futuro”, desenvolvido durante o ano de 2017. O principal objetivo do programa foi preparar nossa liderança para expandir sua percepção sobre o contexto de mundo atual e, através de mecanismos trazidos pelo programa, descobrir novas formas de atuação, colocando como ponto de partida o autoconhecimento para o alcance da alta performance,
gerando maior produtividade e valor diferenciado para todos.

Criado após a chegada da empresa chinesa State Grid como controladora da CPFL Energia, o projeto foi implantado a partir de workshops presenciais, sessões de diálogo, atividades de multiplicação do conhecimento e pílulas de conhecimento (envio periódico de textos inspiradores sobre temas discutidos nas atividades).

A iniciativa recebeu o nome “O TAO”, que significa “O Caminho”, pois evidencia a importância da reflexão sobre conceitos inovadores nas relações humanas. O mote central foi “Interculturalidade
como alavanca para alta performance”, com inserção frequente sobre a cultura chinesa para os colaboradores. O treinamento ultrapassou o ambiente de trabalho nos escritórios da Companhia e passou a fazer parte do dia a dia dos participantes, mesmo fora da empresa, sobretudo por meio da prática de mindfullness, um dos pilares do programa.

O programa também ajudou a liderança a refletir e se preparar para o futuro, engajando cada vez mais os colaboradores na cultura e nos propósitos da Companhia, além de abrir espaço para as diferenças e para as mudanças culturais no Grupo, que trazem importantes aprendizados, tanto na vida pessoal quanto no ambiente organizacional.